top of page

Administração do tempo com 5S, e ser bem-sucedido


Pessoa equilibrando vários pratos

Usando o 5S para administrar o tempo e ser bem-sucedido


Com frequência me perguntam como consigo realizar tantas tarefas e manter um equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida - seja ela profissional, social, cultural, familiar, de saúde ou espiritual. Minha resposta é sempre a mesma: eu aplico o método 5S na administração do meu tempo! Esse é o segredo do meu sucesso diário!

No artigo “Os benefícios do 5S para empresas, profissionais e pessoas”, eu explico o que é a metodologia 5S e no artigo “Como os gerentes utilizam o 5S para alcançar a gestão de alto desempenho”, eu explico como a metodologia 5S ajuda os gerentes no seu dia a dia, agora eu quero mostrar como eu aplico esses princípios na minha vida!


Seiri: Senso de Utilização

O primeiro princípio do 5S, o Seiri, ou Senso de Utilização, nos ensina a usar as coisas de maneira racional, eliminando desperdícios. Em outras palavras, precisamos ser seletivos em relação ao que dedicamos nosso tempo e atenção. Devemos aprender a dizer “não” quando algo não agrega valor às nossas vidas. Sermos donos de nossas decisões é fundamental para administrar o tempo com eficiência.

Sou seletivo em relação onde eu coloco meu foco

Seiton: Senso de Organização

O Senso de Organização, ou Seiton, nos ajuda a usar o tempo e o espaço de forma racional e sem estresse. A chave aqui é priorização. Devemos planejar nossas tarefas de acordo com sua importância. O que é vital vem primeiro, seguido pelo que é importante, e deixamos as atividades necessárias para os momentos de folga. Essa abordagem se aplica a todas as dimensões da vida que mencionei anteriormente.

Eu priorizo as minhas tarefas em relação ao grau de importância para a minha vida e a vida das pessoas que me rodeiam, e que eu amo

Seiso: Senso de Limpeza

O Senso de Limpeza, ou Seiso, nos ensina a manter uma postura de zelo e propriedade em relação às nossas tarefas. Para solucionar problemas, é importante analisá-los de diversos ângulos e encontrar suas causas raízes. A técnica dos "5 Porquês" é valiosa nesse aspecto. Para encontrar soluções, pense fora da caixa, aprenda com erros e com os outros, e utilize a tecnologia a seu favor.

Além de priorizar as minhas tarefas eu utilizo dos meios tecnológicos para ajudar a executá-las, e é por isso que 'preciso estar com a tecnologia em dia’ seja em relação aos equipamentos que utilizo, à forma como me comunico com as pessoas, ou ainda ao modo como realizo a manutenção dos meus equipamentos

Seiketsu: Senso de Saúde e Padronização

O Senso de Saúde nos incentiva a criar hábitos saudáveis e sustentáveis em todas as áreas da vida. Estabeleça “gatilhos mentais” para associar novos hábitos a algo já existente. A leitura do livro "O Poder do Hábito", de Charles Duhigg, pode ajudar a compreender melhor essa abordagem.

Em relação à padronização, estabeleça rotinas para garantir uma boa comunicação e cumprimento de compromissos. Relacionar-se bem com as pessoas ao seu redor é essencial. O livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", de Dale Carnegie, é uma excelente referência para aprimorar suas habilidades interpessoais.

Eu também organizo a minha agenda de maneira padronizada, por exemplo, toda segunda-feira eu realizo uma live que agrega valor no tema qualidade.

Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Por fim, o Senso de Autodisciplina nos ensina a respeitar compromissos, cumprindo rigorosamente o que acordamos, inclusive com nós mesmos. Não permita que outras pessoas ou demandas de última hora roubem seu tempo. Seja pontual e respeitoso em todas as interações.

Procuro cumprir todos os meus compromissos com pontualidade e respeito às outras pessoas.

Veja outras formas de aplicação do 5S em minha vida, e que podem ser úteis para você na administração do seu tempo

Você entende agora como consigo tantos resultados nas diversas dimensões de minha vida?

  • Sou casado há 35 anos, tenho duas filhas, dois genros e 3 netos. Mantenho contato semanal com irmãos e parentes próximos.

  • Tenho hábitos alimentares saudáveis. Sem exageros para mais ou para menos.

  • Durmo em média 7 horas por dia.

  • Faço exercícios, no mínimo, 5 dias na semana, incluindo corridas de 8 km duas vezes na semana.

  • Faço check-ups anuais e não tomo nenhum medicamento regularmente.

  • Dedico em torno de 60 minutos por dia em orações. Tenho um canal católico desde 2019. Todos os domingos posto e compartilho comentários, em vídeos, sobre a Liturgia da Palavra e transmito a missa da minha paróquia, já que faço parte da Pastoral da Comunicação.

  • Leio livros e revistas de vários estilos. Procuro estar sempre atualizado no que está ocorrendo no Brasil, e no mundo, em vários aspectos: artes, política, economia, meio ambiente e variedades.

  • Utilizo a televisão e a internet com parcimônia. Para me atualizar e, também, como lazer, afinal o entretenimento também ajuda a manter a nossa mente saudável.

  • Profissionalmente, há 28 anos atuo sozinho como consultor em 9 países da América Latina. Escrevi 40 livros. Faço postagens diariamente em todas as redes sociais. Só no YouTube, por exemplo, eu tenho mais de 800 vídeos de conteúdo. No Instagram estou chegando lá!

  • Além dos meus cursos serem gravados em português, eu também gravei a maioria deles em espanhol.

  • Respondo a todas as mensagens em no máximo 24 horas.

  • Faço Lives com convidados de alto nível todas as segundas-feiras, há mais de 3 anos.

  • Sou Diretor de divulgação e parcerias da Academia Brasileira da Qualidade.

  • Eu participo de vários grupos em redes sociais. Tenho algumas listas de mensagens no WhatsApp. Não deixo passar em branco os aniversariantes do dia e, frequentemente, marco encontro com amigos para tomar um café e botar o papo em dia.

  • E sábado, é dia de almoçar com a esposa em algum restaurante especial!

Deu para perceber como eu consegui incorporar os princípios do 5S à minha vida? Entendeu como essa metodologia permite com que eu realize várias atividades no meu dia-a-dia?

Meu objetivo é incentivar as pessoas a fazerem do 5S um grande aliado para a sua vida.

Agora deixe nos comentários como você aplica os princípios do 5S na sua vida! Quero aprender com você!

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
marilene.barbosa5
Sep 23, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Ufa! Parabéns Haroldo! Realmente o 5S é uma ferramenta excelente, mas você é um exemplo de disciplina e diligência 👏🏼👏🏼👏🏼

Like
bottom of page